segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Breves comentários


Sobre o Oscar ontem: Só dividirei aqui minhas impressões sobre as categorias principais, levando em consideração os (poucos) filmes que vi desta temporada.

Melhor atriz: Natalie Portman
Dificilmente discordarei da Academia quanto a esta escolha, mesmo não tendo assistido o desempenho das concorrentes Annette Benning, Nicole Kidman, Michelle Williams e Jennifer Lawrence. A visceralidade que vi na atuação de Natalie Portman em CISNE NEGRO foi algo tão impressionante que, sem dúvida, por tê-la assistido primeiro e ainda contar com o aval da Academia agora, ficarei bastante imparcial ao conferir as outras.

Melhor ator: Colin Firth
De novo, meus parâmetros são escassos, mas suspeito que igualmente não discordadei da Academia. Vi Jesse Eisenberg (que só me impressiona positivamente desde o -no meu ponto de vista- subestimado A LULA E A BALEIA) interpretar justamente o Mark Zuckerberg que imaginei quando li BILIONÁRIOS POR ACASO, mas nada se compara à sensibilidade cativante que Firth emprestou ao seu rei gago, um tanto inseguro, porém (ao menos na ficção) imensamente íntegro. Há certas nuances em sua interpretação que seria uma tremenda injustiça não premiá-la.

Melhor direção: Tom Hooper
Esta categoria contou com uma das maiores injustiças do Oscar deste ano que foi não contemplar, ao menos com uma indicação, o trabalho de Christopher Nolan em A ORIGEM. Dito isso, ouso dizer que esta premiação seria uma das discordâncias (talvez em parte) que tenho com a Academia. O trabalho de direção de Tom Hooper em O DISCURSO DO REI é, sim, muito bom, mas David Fincher teve um excelente desempenho, também, no seu bom (e só) A REDE SOCIAL. Contudo, o meu Oscar definitivamente iria para Darren Aronofsky por sua arrebatadora inspiração ao filmar o avassalador CISNE NEGRO, nos transportando de maneira contundente para a auto-destrutiva emotional rollercoaster de sua psiquiátrica protagonista.

Melhor filme: O discurso do rei
Dos que assisti desta categoria, classificaria da seguinte forma, em ordem crescente de preferência: A ORIGEM, A REDE SOCIAL, O DICURSO DO REI e CISNE NEGRO. Entretanto, como disse a um amigo, só "aceitaria" que CISNE NEGRO perdesse para O DISCURSO DO REI.

Tentarei, ao máximo, assistir os outros filmes e postar minhas opiniões aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário