quinta-feira, 9 de setembro de 2010

O Oscar vai para ...

Ontem, dia 08 de setembro, o Ministério da Cultura divulgou uma lista de 23 filmes aptos a concorrer a indicação para a categoria de Melhor Filme Estrangeiro no Oscar 2011 representando o Brasil. A escolha do filme será feita, segundo o site, por uma Comissão composta por representantes do governo (?!?), sociedade civil organizada e especialistas do setor. A diferença é que este ano a população pode se manifestar votando no filme que julgar merecedor de concorrer. A Comissão, obviamente, não estará obrigada a acatar a sugestão popular, mas creio que esta pode ser relativamente importante no resultado final.
No momento em escrevo este post "Nosso Lar" lidera a pesquisa com esmagadores 4.820 votos, o que dá 45% dos votos computados até este momento. O curioso é que "Antes que o mundo acabe" está empatado com "Chico Xavier" (ambos com exatos 1.295 votos). Digo curioso porque a julgar pelos critérios que imagino estarem sendo levados em conta até o momento, era de se esperar que "Chico Xavier" estivesse com uma vantagem muito maior. Fico feliz que seja assim porque "Nosso Lar" e "Chico Xavier", cinematograficamente, estão longe de ser grandes coisas. E uma produção como "Antes que o mundo acabe", lançada, por enquanto, somente em Curitiba, Porto Alegre e São Paulo (a estréia no Rio será dia 17/09, segundo informação da produção a este que vos tecla) estar disputando o segundo lugar com a segunda maior bilheteria do país desde a retomada, pelo menos por enquanto, parece um dado significativo.
Confesso que, da lista, vi poucos, mas sei que dificilmente mudaria meu voto, que foi para "Os famosos e os duendes da morte". E olha que as minhas espectativas em relação a "A Suprema Felicidade" e ao próprio "Antes que o mundo acabe", que ainda estão para estrear, são bastante altas.
Para votar, cliquem aqui. Na janela que abrir (Home Page do Ministério da Cultura) desçam o cursor até aparecer à esquerda, escrito em amarelo o box "ENQUETE OSCAR 2011", cliquem no box e votem.
A votação só vai até o dia 20 deste mês
E, claro, gostaria muito de saber em qual vocês votaram e porquê.

PS1: Sim, sou espírita, curti bastante e me emocionei o dobro com "Chico Xavier" e "Nosso Lar", mas antes pela identificação com a temática do que por serem um primor artístico.
PS2: Ok, eu sei que Oscar definitivamente não é bem o exemplo de premiação em que o valor artístico é o critério principal, mas sou bastante cético quanto às chances de "Nosso Lar" e "Chico Xavier" com a Academia.

4 comentários:

  1. Já havia votado antes de ler esse post. Achei democrática a ideia do Ministério da Cultura em abrir a votação dessa forma. Entretanto, achei ingênuo e o resultado dela pouco válido para representar O melhor filme nacional.
    Isso porque para haver uma votação justa para com todos os filmes, todos do "júri popular" deveriam também ter visto todos os filmes, o que se trata de um impossibilidade. E como o próprio Gabriel falou ai em cima "Confesso que, da lista, vi poucos". E olha que esse cara é bem antenado com o que passa na telona. O se poderia dizer dos outros milhares de votantes?
    Francamente, acredito que a maior parte das pessoas deva estar em dúvida entre os dois ou três filmes que viram: aqueles com maior circulação na grande mídia, e cujo critério para atingir o grande público no Brasil não creio que seja inteiramente a qualidade cinematográfica (como o emocionante "Nosso Lar").

    Algo em que eu já havia pensado para solucionar essa questão (mas não achei que fosse haver espaço para expressa-la) é que o filme vencedor deveria ser aquele que obtivesse uma maior razão entre votos e bilheteria (votos%bilheteria).
    Esse critério daria maior peso para os votos em filmes com pouco bilheteria, tomando como premissa que aqueles que viram os filmes com menor bilheteria, viram também os filmes com maior bilheteria. Logo, os votos dessas pessoas (com maior conhecimento de causa) seria mais valorizado que os demais. Os votos das pessoas que viram poucos dos filmes (e que têm à disposição como opção de voto apenas dois ou três dos filmes) teriam menor peso, mas maior representatividade. Creio que sejam critérios aceitáveis.

    Será que essa mudança de política tem alguma relação com a pressão popular que existiu para que fosse "Tropa de Elite" a representar o Brasil no Oscar? Opinião essa que eu fazia coro!

    Forte abraço,
    Rodrigo

    ResponderExcluir
  2. Na verdade, a comissão escolhe aquele que tem mais chances de ganhar, e não o melhor ou mais votado etc... Desse modo, acho difícil "Nosso Lar" e "Os Famosos e os Duendes da Morte" serem escolhidos. Na verdade, acho difícil qualquer filme da lista vencer. Se "A Suprema Felicidade" do Jabor não for muito ruim, acho que esse será o escolhido. Mas fica a torcida por pelo menos uma indicação.

    ResponderExcluir
  3. Concordo com você, Rodrigo. Se a idéia é adotar um critério democrático na escolha do filme, nada melhor que as votações fossem paritárias, mas entretanto, todavia, porém...
    Como disse o Marcus, a escolha é em cima daquele que a Comissão julga ter mais chances de granhar. Nos filmes americanos dá mais ou menos para prever qual produção tem o perfil Oscar e qual não tem. Não acompanho muito o perfil dos filmes que a Academia costuma premiar na categoria filme estrangeiro, por isso não arrisco um pitaco.
    Como disse, meu voto foi pro filme que achei mais rico do ponto de vista artístico.

    ResponderExcluir
  4. Parece que o perfil do vencedor de melhor filme estrangeiro não é alinhado com o restante da premiação porque é a única categoria em que para votar, o membro é obrigado a assistir a todos os filmes indicados em sessões marcadas pela própria academia. Por isso, poucas pessoas acabam votando e a politicagem acaba interferindo menos.

    ResponderExcluir