terça-feira, 25 de janeiro de 2011

O mundo mágico de Escher

Vale a pena visitar a exposição “O mundo mágico de Escher”, em cartaz no CCBB do Rio de Janeiro até 17 de março. Se você acha que não conhece Escher, pode ser que você conheça, mas não conheça. E isso não é paradoxal. Veja esta cena de A ORIGEM (Inception, Christopher Nolan, EUA, 2010) - se possível, ignore que ela está em inglês com legendas em francês. Tentei, em vão, achar outra mais adequada.

A Escada de Penrose em questão é um exemplo de espaço impossível (portanto, uma espécie de paradoxo). No filme, a confusão que esta impossibilidade gera é uma arma contra os sonhadores incautos que são assaltados por Don Cobb e sua turma. Repare que a única forma desta figura existir no espaço é a revelada no final desta sequência, ou seja, quebrando a sua continuidade aparente. É uma escada que existe, mas não existe.

Segundo a Wikipédia, a Escada de Penrose foi concebida pelos matemáticos Lionel e Roger Penrose (pai e filho), entretanto, foi imortalizada justamente por M.C. Escher, o artista gráfico homenageado pela referida mostra, na sua gravura Ascending and Descending, que, para reforçar o paradoxo, coloca vários bonequinhos subindo e descendo degraus impossíveis como que eternamente.



O acervo da mostra está riquíssimo, abrangendo um vasto período de sua carreira. Além dos seus famosos espaços impossíveis, Escher era também fascinado pelo que se chamava divisão regular do espaço. Suas gravuras simétricas são tão incrivelmente meticulosas, que impressionam por terem sido feitas à mão e não por um computador de última geração.
Destes modelos, a que mais me impressionou (confesso, mais pela "mensagem" que ela traz sobre Criação e harmonia, do que propriamente pela geometria) foi a que segue, chamada Verbum:



Outra espantosa é esta (High and Low) em que ele brinca com simetria e paradoxo, levando-os a um extremo que é simplesmente fascinante:



Escher dizia (vale a pena ver o filme de 1 hora de duração, sobre sua história e sua obra, que é exibido repetida e ininterruptamente na exposição) que o que o fascinava em seu trabalho era a sensação de prazer estético que a harmonia daquelas formas simétricas lhe causavam. Ele não era matemático de formação, mas obviamente era um profundo conhecedor da mesma, uma vez que, como fica claro em muitos de seus rascunhos e anotações espalhados pela mostra, isto era necessário para que chegasse ao resultado desejado, que, segundo ele, sempre estava aquém do imaginado. Aprazia-lhe também a sensação de continuidade, de eternidade, que essas figuras traziam, chegando a afirmar em carta a um amigo que se espantava das pessoas não perceberem que a matemática e a poesia tinham a mesma origem. E é bonito, mas de uma forma melancólica, um momento em que ele diz que preferia a abstração da harmonia matemática que lhe inspirava ao caos do mundo real (reproduzo esta citação de memória, portanto, pode haver algum equívoco, mas a idéia, pelo que lembro, era bem essa).

Mais intrigante ainda é ver esta imagem (reitero, feita à mão):



E perceber que era este o efeito que ele pretendia:



Ok, o pensamento de que ele deveria ser vítima de um baita TOC é inevitável. E, sim, o excesso de preto-e-branco causa certo enfado à retina (até há algumas gravuras coloridas, mas a esmagadora maioria segue o padrão). Entretanto, a genialidade indiscutível do homenageado supera tudo isso.

O Mundo Mágico de Escher
Local: Centro Cultural Banco do Brasil - Rio de Janeiro
Data: De 18 de janeiro a 27 de março
Horário: Terça a domingo, das 9h às 21h
Local: Salas A a I e Pátio da Rua Direita – 1º andar | Rua Primeiro de Março, 66 - Centro
Agendamento de visitas monitoradas: Segunda a sexta, das 9h às 18h | Telefones: (21) 3808-2070 e 3808-2254
Recepção/Informações: Terça a domingo, das 9h às 21h | Telefone: (21) 3808-2020
Classificação: Livre
Entrada Franca

PS: Pode-se ver as imagens em um tamanho maior clicando nelas

3 comentários:

  1. Também já visitei a exposição. Pretendo voltar assim que possível e aproveitar para visitar as outras mostras, pois Escher me consumiu completamente no último domingo.

    ResponderExcluir
  2. Podia ter as legendas nas fotos né ??!!!!

    ResponderExcluir
  3. A falta de legendas deve-se ao analfabetismo virtual deste que vos posta ;)

    ResponderExcluir