domingo, 18 de julho de 2010

contra plongée

Uma das grandes descobertas da vida é a de que obrigação não é coisa que deve vir separada de diversão. Se a obrigação, em si, não é necessariamente divertida, é importante ter um tempinho extra e se dedicar à diversão. Para respirar. Para cuidar do espírito e ter disposição para seguir adiante nas obrigações.
É bom dar um tempinho nos estudos e curtir um cineminha. Seja um blockbuster com explosão, seja um cult hermético esloveno. Quando as coisas estão preto-e-brancas demais aqui fora, é bom correr para dentro de uma sala escura onde tenha uma tela brilhante. E entrar nela.
Abaixo, pílulas sabor cinema de filmes do futuro, em ordem de minhas expectativas, a quem interessar possa:


SOMEWHERE (Sophia Coppola, previsão de estréia 22/12/2010 nos EUA)
Delícia, não? Fui correndo pesquisar qual era a trilha sonora. “I´ll try anything once” , dos Strokes. A câmera contemplativa e o tom intimista talvez remetam um pouco a "Encontros e desencontros”, mas eu não vejo isso necessariamente como um problema. Sophia Coppola definitivamente está no panteão dos cineastas que me deixam ansioso por seus próximos lançamentos. Comigo, ela tem créditos a favor justamente por causa de “Encontros e desencontros” e também por “Maria Antonieta”- por “Virgens Suicidas” nem tanto. Este está no rol dos que precisam ser revistos devido às condições adversas na primeira experiência (peguei já começado e na TV a cabo).
Infelizmente, somewhere ainda não tem previsão de estréia no Brasil.


TROPA DE ELITE 2 (José Padilha, previsão de estréia: 08/10/2010)
É inegável o quanto Capitão Nascimento conseguiu se tornar um grande personagem do nosso imaginário popular. Até hoje as pessoas falam em “pede para sair”, “zero dois”, “zero meia”, “aspira”, não sem um certo tom jocoso, como uma referência ao autoritarismo e arrogância do Capitão do BOPE imortalizado por Wagner Moura, levado às telas em 2007. O primeiro foi um filme intrigante. Não foi óbvio ao mostrar um inquietante panorama deste mosaico complexo que é a questão da segurança pública na cidade do Rio de Janeiro. Foi taxado de fascista e, em uma análise apressada e tendenciosa, pode sim, passar esta impressão, mas com um pouco de inteligência e boa vontade vê-se uma madura e ousada obra do diretor do nada fascista “Ônibus 174”.
Este segundo, para dizer o mínimo: promete.
Diz aí: quem não arrepiou a nuca ao ouvir o Capitão com seu tom sempre marrento falando da sua experiência no BOPE e aparecendo grisalho e sendo pego em uma emboscada?


THE SOCIAL NETWORK (David Fincher, previsão de estréia: 03/12/2010)
Fui tomar conhecimento desta produção justamente por causa deste trailer recém lançado. Sua trilha sonora, uma versão arrasa-quarteirão de “Creep”, clássico do Radiohead, cantada por um coro infantil (ao menos assim me soa), além de simplesmente me arrasar – no ótimo sentido - é realmente ideal como uma clara referência tanto à juventude dos inventores do Facebook, de cujas histórias o filme pretende se ocupar, quanto à eventual carência da nossa geração de usuários de redes sociais sempre tão ansiosos de se mostrarem felizes e populares quando, muitas vezes não o são, uma vez que a música fala em se sentir esquisito e inadequado.
Traz no elenco Jesse Eisenberg, o sósia do Michael Cera, e Andrew Garfield, o mais novo Homem-Aranha. A direção é do David Fincher ( de “Seven”, “Clube da Luta”, “Curioso Caso de Benjamin Button” - só para citar meus favoritos).


NOSSO LAR (Wagner de Assis, previsão de estréia: 03/09/2010)
Não, não é uma sequência de ‘Star Wars’. Sim, é um filme brasileiro. “Nosso lar” é uma das obras literárias mais conhecidas da psicografia de Chico Xavier, foi psicografada pelo médium na década de 40 e narra a história do próprio espírito autor, o Dr. André Luiz, que, quando morre depara-se com toda uma realidade para ele, até então bastante improvável de vida no além. Para se ter uma idéia “Nosso lar” é o nome da cidade espiritual para onde Dr. André Luiz vai após a morte. Não sem antes passar por uma região assustadora chamada de umbral.
O visual do trailer é surpreendente. Não há nada parecido em nossa produção cinematográfica em termos de efeitos especiais, o que, acreditem, serve à história. Espero muito, como espírita admirador desta obra e como cinéfilo, que este filme atenda às minhas expectativas de não ser um clichê lacrimogêneo com parafernalhas high tech, mas que realmente conte a história de um homem que descobre um novo paradigma de vida. A trilha sonora é do Phillip Glass. Mais um motivo para a alta expectativa.


A ORIGEM (Christopher Nolan, previsão de estréia: 06/08/2010)
Christopher Nolan lidera, no momento, as bilheterias norte-americanas com este “Inception”. “Memento”, “Insônia”, “Batman Begins”, “O grande truque” e “O Cavaleiro das Trevas” são motivos mais do que suficientes para ele me levar ávido ao cinema para conferir este seu mais novo trabalho. Segundo o imdb, eu só não citei três da sua filmografia de oito filmes até o momento. E eu só não o fiz por que eu ainda não vi estes três. Logo, se tudo o que eu vi dele até agora, eu gostei, as chances de eu não gostar deste são mínimas. Dá para ver que o visual deste filme, pelo menos até agora, é impecável, que o elenco é de primeira e que a história é bem interessante. Pelo que li, DiCaprio interpreta um ladrão com habilidade de penetrar no inconsciente de suas vítimas enquanto elas dormem e isto terá implicações na espionagem internacional. Mal posso esperar. Ainda bem que será o primeiro do grupo a estrear.

3 comentários:

  1. Com toda crueldade do mundo, digo: e seu material de jurisdição? é... aquele ali enterrado debaixo dos seus pensamentos cinéfilos!

    ResponderExcluir
  2. Meu bem, adoro a dedicação que dispõe para seus pensamentos cinéfilos. E você sabe que, de mim, rola muita inveja! #AlexFaceMSN

    bom dia!

    ResponderExcluir