sábado, 13 de fevereiro de 2010

Porque é carnaval?

Vendo este vídeo do Tas, exercitei meu olhar de estranheza. De repente o carnaval nunca me pareceu tão non sense. A figura emblemática deste baixinho careca de óculos perguntando histericamente em meio a pessoas ainda mais histéricas o porquê de tudo aquilo, me levou imediatamente a questionar algo tão corriqueiro que nunca tinha questionado antes: Por que é carnaval? Por que carnaval existe? Por que mulatas de bunda de fora ao som de baterias ensurdecedoras? É pra comemorar? Comemorar o que mesmo? Aniversário de alguém?
Não satisfeito com a cara de surpresa que as pessoas faziam à sua pergunta, (“Como assim porque é carnaval!!!??? Que que esse cara ta falando??” Dava para ver isso escrito na cara delas) Tas ainda força a barra: Por que o carnaval cai no carnaval?
Aí, pronto, passou por doido varrido.
Logo após, ele vem explicando que o Carnaval é uma festa com data determinada pela Igreja Católica. Mas como assim a “festa da carne” tem data determinada pela Igreja Católica? A Santa Igreja não é uma Instituição preocupada com a espiritualização das pessoas?
Na verdade, explica ele, a data de Carnaval é determinada pela data do domingo de Páscoa, que, por sua vez, deve ser o primeiro domingo após a primeira lua cheia depois do equinócio de primavera no hemisfério norte. Desta forma, os quarenta dias antes do domingo de páscoa devem ser de resguardo e preservação, o que faz do Carnaval, nas palavras do Tas, uma espécie de “despedida de solteiro” para os dias puros e castos que devem se seguir.
Mas alguém sabia disso? Alguém pula carnaval pensando na quaresma? Alguém sabe o que é quaresma? Ou será que simplesmente todo mundo pula carnaval porque todo mundo pula carnaval?

Nenhum comentário:

Postar um comentário