sábado, 31 de dezembro de 2011

Uma questão de pílula

Há uma frase atribuída a Chico Xavier que diz que para conseguirmos algo que nunca tivemos, devemos fazer algo que nunca fizemos. A frase é de uma sabedoria simples, dessas que a gente esquece na confusão louca do nosso dia a dia, e sempre acaba achando mesmo que conseguiremos algo diferente repetindo nossos padrões doentios. Esta frase do Chico me lembra outra, atribuída a Einstein que diz que loucura é fazer a mesma coisa repetitivamente, e esperar resultados diferentes. Outra obviedade que nos escapa na nossa insistente tendência à inércia do trilhar caminhos já percorridos.

A questão é que sempre chega um momento em que uma mudança é inevitável. Você não irá necessariamente morrer se não mudar, mas certamente vai conhecer algo pior que a morte, que é a frustração, ou seja, ser pouco mais (ou menos?) que um morto-vivo.

Contudo, um ponto que me intriga é a multiplicidade de opções que muitas vezes se descortina. Não é uma simples opção maniqueísta entre uma pílula vermelha ou uma azul - que invariavelmente, pelas características de cada qual, já evidenciam qual a que deve ser cobiçada - mas uma infinidade de matizes que não necessariamente se mostram melhores ou piores entre si. Além do mais, algumas escolhas são únicas e definitivas, não comportam o meio termo. A água precisa ferver para o café fazer a infusão e o congelador precisa manter uma temperatura abaixo do de 5oC para que o sorvete não derreta. Ou seja, para algumas coisas existe um ponto ótimo. O difícil, muitas vezes, é saber quais são essas coisas e, além disso, quais seus pontos ótimos. Pensando numa resposta para esse problema, imediatamente me recordo da "Prece da Serenidade", muito utilizada pelos álcóolicos/narcóticos anônimos. É uma prece que pede a Deus "a serenidade necessária para aceitar as coisas que não podemos modificar, coragem para modificar aquelas que podemos e sabedoria para distinguir uma das outras". Assim, tudo se resume a uma questão de sabedoria.

Sabedoria não é só intelecto, entendo que sabedoria é o resultado de nossa experiência de vida, é o que aprendemos com nossas escolhas e com os nossos sentimentos. Entendo igualmente que não é algo que ocorre espontaneamente, mas algo que nos esforçamos por construir, observando a nós mesmos, nossos sentimentos, pensamentos e atos e, principalmente o resultado dos mesmos em nossas vidas. Requer meditação, método e persistência.

Quando Neo é levado pela primeira vez a Morpheus, ele sabe que há algo estranho no ar, que optar pela pílula azul não é realmente uma opção, mas o que ele já tem. A pílula vermelha é que vai apresentar para ele alguma novidade. Na verdade, vendo o filme, vamos descobrir que a pílula vermelha não apresenta qualquer novidade, mas "A" novidade, que é uma verdade absoluta sobre quem Neo realmente é e sobre o que é a Matrix.

Enfim, espero que em 2012 tenhamos a sabedoria necessária para escolher o melhor caminho para descobrirmos a nossa verdade e vivenciá-la na sua plenitude.

2 comentários: